quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O cego que enxergava!

Certa vez Jesus estava saindo de uma cidade chamada Jericó, e com Ele seus discípulos e uma grande multidão, e na porta da cidade existia um homem cego e mendigo, chamado de Bartimeu, ele estava assentado no caminho. Vemos que este homem, além de cego era mendigo, imagine agora o que aquele homem tinha passado ate aquela data, humilhações, desprezo, maltratado por vários, etc. Muitas das vezes reclamamos de tantas coisas, achamos que nossos probleminhas são os maiores de todos, desprezando as pessoas que muitas das vezes estão mil vezes piores que nós, mais nossa prepotência não deixa nós enxergarmos isso, e nós, no nosso mundo reclamamos de tudo que acontece conosco, sabendo que pessoas estão em situações bem mais complexas que as nossas dando gloria a Deus.
Bartimeu estava mendigando, pedindo esmola, como lhe era de costume, quando ele ouviu aquela multidão que seguia a Jesus, e quando ele ouviu que era Jesus o nazareno que estava passando ali ele tomou uma atitude que nos faz refletir demais. Quantas das vezes nos ouvimos que Jesus esta ali no mesmo lugar que nós, que Ele esta passando ali, que Ele vai passar, nos arrumamos, colocamos roupas especiais, nos perfumamos, mais ai Ele passa por nós e nos olhamos para Ele, até sentimos o seu perfume, mais apenas estamos fazendo numero na multidão, queremos vê-lo, ate mesmo tocar n’Ele mais não deixamos Ele nos tocar, queremos ver Ele operando milagres na vida das outras pessoas, ate queremos milagres em nossa vida, mais muitas das vezes não temos atitude.
E Bartimeu, ouvindo que Jesus o nazareno estava passando por ali, logo clamou, gritou Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim. É nesse momento que Bartimeu “o cego” conseguiu enxergar aquilo que nenhum homem ou mulher que estava ali no meio da multidão conseguiu enxerga. Repara que Ele ouviu falar que era Jesus “o nazareno” que estava passando por ali, ninguém falou que era Jesus o Filho de Davi, aquele que veio para salvar seu povo. Ate porque muitos ali não criam que Ele era o Messias, vejamos alguns versículos antes em Mc 8:27-28: “E saiu Jesus e os seus Discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e, no caminho, perguntou aos seus discípulos, dizendo: Que dizem os homens que eu sou? E eles responderam:João Batista; e outros, Elias; mas outros, uns dos profetas”. Vemos aqui que muitos não viam Jesus como o Filho de Deus que foi enviado para liberta o povo, como eu falei Bartimeu sendo cego viu que quem estava ali não era um simples mortal, era Ele o filho de Deus enviado, e naquele momento Bartimeu viu a chance da vida dele, era talvez a única oportunidade da sua vida, e a atitude foi tomada mais no momento que ele gritou vários veio ate ele mando que ele fique quieto, que ele calasse a boca, mais quanto mais às pessoas o mandavam ficar quieto, mais ele gritava mais ele clamava. Aleluia! Quantas vezes pessoas tentam nos calar, tentam nos impedir de falar com Deus, mas nada nem ninguém pode calar a voz de alguém que almeja algo. Assim nos temos quer ser, enquanto houver fôlego nos temos que clamar gritar por nosso milagre. Veja que quanto mais mandava bartimeu ficar quieto mais ele gritava e gritou ate que Jesus parando, disse que o chamassem; e chamaram a Bartimeu, dizendo-lhe: Tende bom ânimo; levanta-te, que Ele te chama. E bartimeu logo se levantou e lançou sua capa fora, essa capa era a capa que permitia que ele pedisse esmola, era uma capa que o governo Romano dava para todos os mendigos, nessa capa estava escrito assim “mendigo ou miserável” que significava que ele estava autorizado a pedir esmola, porque só quem tinha aquela capa podia pedir esmola, e no momento que ele foi ter com Jesus ele se despiu daquela capa, sabendo que ele tinha levantado cego e mendigo mais não era daquela maneira que ele iria voltar, porque ele sabia que quem estava na frente dele não era apenas mais um profeta, ou um homem qualquer, Bartimeu via na frente dele, Jesus o filho Deus, que veio ao mundo pra mudar a historia da sua vida, aquele que estava na criação do mundo, aquele que se assenta à destra do Pai, o todo poderoso. Aleluia.
E Bartimeu deixou sua capa e foi ter com Jesus, e Jesus lhe perguntou: O que queres que eu te faça? E Bartimeu respondeu: Mestre que eu volte a ver. Olha só como a resposta dele foi simples e direta, o que queres que eu te faça? E ele respondeu: que eu volte a ver. Bartimeu não ficou fazendo rodeio nem contando historinhas tristes pra Jesus, ele foi logo ao ponto chave, e disse o que ele queria que fosse curado. Muitas vezes nós ficamos fazendo rodeios, contando historias, deixando de ser objetivos com Deus, falamos muito e nada pedimos, temos que ser direto com Deus quando Ele nos perguntar o que queres que eu te faça.
Bartimeu respondeu e Jesus lhe disse: Vá, a tua fé ti salvou. E logo bartimeu viu, e seguiu a Jesus. Imagina a sensação de você poder vê, e logo a primeira pessoa que você vê é Jesus, mais foi isso que Bartimeu viu o amado de sua alma, o príncipe da paz, o maravilhoso, o conselheiro, o mestre dos mestres, a videira verdadeira, o verbo que se fez carne e a maior prova de amor que a humanidade já viu. E Bartimeu foi curado, um homem que acordou talvez pensando assim: mais um dia de mendigando, mais um dia na minha historia que não tenho motivo nenhum nem pra levantar, pra querer estar vivo, um homem que nunca viu o rosto de sua mãe, de seu pai, nunca viu uma criança a sorrir, mais naquele dia Jesus tinha marcado um encontro com ele (Bartimeu).
E Hoje Jesus marcou esse encontro com você, não foi por acaso que você esta lendo isso. Você já ouviu falar da historia da cruz? Então, lá na cruz Ele marcou esse encontro com você hoje, pode acreditar nisso.
Hoje, Ele esta te perguntando o que você quer que Ele te faça,o que você precisa, o que o seu coração anseia. Talvez você não seja cega, mais talvez você nunca tenha conseguido enxerga Jesus, talvez você ate ouviu falar, mais nunca o viu, mais hoje te trago boas novas, pois hoje é o dia, o dia do seu milagre.não importa o que você precisa, pois nas mãos Dele esta todo o poder, não importa o que você esta passando pois Ele pode toas as coisas.
Você só precisa tomar a atitude de se levantar, deixar a sua capa, pois se você quer mudança, se você quer um milagre, é necessário que você deixe algumas coisas que te prendem a essa situação.
É hoje mais você precisa tomar uma segunda atitude que é de clamar, a Jesus. Só Jesus pode mudar o quadro da sua vida, e isso Ele quer fazer, mais depende da sua atitude, pois Ele só faz o que nós deixamos fazer em nossas vidas, então fale pra Ele agora, fala pra Ele que você precisa ver, que você precisa de um milagre, de um mudança.
Que Deus te abençoe grandemente, e se você quer oração deixe um comentário com seu nome, se não me add no orkut e deixe um recado com seu nome, se quiser oração.
Um abraço

Autor: Vicente Paulo Braga Junior
Tel: (24)99074198
Email e orkut: vicente_slym@hotmail.com